Sem água, sem energia?

11/06/2015 10:30

Com reservatórios das hidrelétricas baixos, as usinas térmicas, mais caras, são acionadas com frequência. E a conta de luz dispara.

 

 

Ventilação e iluminação naturais reduzem o consumo de energia de uma casa ou prédio em até 30%. Evite deixar o computador em hibernação. Se não for usá-lo nas próximas duas horas, desligue. Eletrônicos em stand-by representam até 12% do consumo de energia. Conecte-os a um filtro de linha, mantendo-o desligado. Chuveiros elétricos correspondem a 30% da conta de luz e, no modo inverno, consomem 30% mais. Desligue-o enquanto se ensaboa. Substitua o uso da água quente e a função pré-lavagem na máquina de lavar pelo molho no sabão, com a máquina desligada ou no tanque, antes de ligá-la.  

 

Curiosidade

  • Há mais de mil anos, o Tribunal de Águas de Valência, na ESPANHA, resolve disputas de envolvam os canais de irrigação da região.
  • Caso de sucesso da ONU-Água, o Fundo Rotativo para Saneamento do VIETNÃ emprestou US$ 145 a pessoas de baixa renda, para construir banheiros ou latrinas secas e conectar as casas à rede de água e esgoto.