Qual a temperatura ideal para uma boa noite de sono?

09/09/2014 08:49

 

 

Se você sempre acorda cansado, com muita vontade de se jogar na cama e voltar a dormir, é bom observar algumas pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença em suas preciosas horas de sono. O clima do ambiente é um fator muito importante, pois influencia diretamente o seu conforto e bem estar. Alguns especialistas afirmam que a temperatura ideal do quarto deve estar entre os 18°C e 19°C, mas é preciso levar em consideração que o conforto térmico varia de pessoa para pessoa.

 

Outras dicas que vão te ajudar a melhorar a qualidade do seu sono.

 

Crie um ambiente aconchegante

O seu quarto merece todo o conforto! Invista em um bom colchão, adequado as suas necessidades posturais. Atualmente, a escolha do colchão da cama também é uma questão de saúde, muitas vezes até de recomendação médica. Outra dica é usar lençóis feitos de fibras naturais, pois eles permitem uma maior respiração da pele.

 

Desconecte-se

Ir dormir logo depois que desligar o computador ou assistir televisão não é uma atitude recomendável. Essas atividades estimulam o cérebro ao invés de relaxar. Outra questão é que a luz emitida por esses aparelhos eletrônicos prejudica a produção de melatonina pelo cérebro, hormônio responsável pelo nosso sono. A dica é desligar todos os aparelhos pelo menos 1 hora ante de ir se deitar.

 

Cuidado com a cafeína

Você sabia que a cafeína permanece em nosso organismo por aproximadamente 12 horas? A dica, então, é evitar bebidas como café e refrigerantes. Essas bebidas são mais recomendadas no período da manhã e início da tarde.

 

Faça exercícios matinais

Algumas pesquisas apontam que o hábito de fazer atividades físicas pela manhã ajuda a melhorar a qualidade do sono. A explicação é que, ao fazer exercícios durante a noite, ou ao final da tarde, a temperatura corporal demora a baixar, o que pode atrapalhar o nosso descanso posterior.

 

Levante cedo aos fins de semana

Para muita gente, dormir até mais tarde só é possível aos fins de semana. Porém, esse hábito pode ser prejudicial à qualidade do seu sono durante os outros dias. É preciso manter uma rotina. Alterar o ciclo normal do sono pode causar diversos problemas, como a insônia.

 

Não beber muita água
O organismo deve ser hidratado o dia todo, em pequenas doses. Se exagerar na dose à noite, é provável que tenha que cumprir idas ao banheiro que irão perturbar o sono. Evite tomar água pelo menos uma hora antes de dormir.

 

Arrume o quarto
Não se trata apenas de detalhe estético. Estudos apontam que pessoas que mantêm o ambiente onde dormem e a cama arrumados roncam menos que os bagunceiros. A explicação estaria no fato de coisas espalhadas deixarem as pessoas mais estressadas e descuidadas.

 

Maneirar no álcool
A sensação de relaxamento proporcionada pelo consumo do álcool na verdade não ajuda a desfrutar de uma boa noite de sono. A substância interfere na qualidade e não deixa o corpo descansar. O limite é uma dose diária e, de preferência, até três horas antes de dormir.

 

Tomar suco de cereja
A bebida foi associada a noites bem-dormidas e pessoas que consumiam um copo pela manhã e outro à noite dormiam, em média, 25 minutos a mais por dia. O suco contém melatonina, um dos hormônios do sono.

 

Incrementar os aromas
O cheiro da lavanda pode melhorar a qualidade de sono, segundo estudo da Wesleyan University, nos Estados Unidos. Borrifar um pouco de óleo de lavanda antes de ir para a cama proporcionou sono mais profundo e mais disposição no dia seguinte.

 

Consultar um especialista
Se nenhuma das dicas surtir efeito, consulte um especialista. Casos como insônia frequente ou mesmo cansaço persistente após noites dormidas são motivos para buscar tratamento, que pode variar desde remédios até terapias alternativas.

 

Fontes:

https://blog.newtemp.com.br/index.php/beneficios-do-ar-condicionado/qual-a-temperatura-ideal-para-uma-boa-noite-de-sono/

https://saude.terra.com.br/bem-estar/confira-12-habitos-que-ajudam-a-dormir-melhor,16798c3d10f27310VgnCLD100000bbcceb0aRCRD.html