Por que devo ser salvo?

26/06/2008 10:07

 O que é salvação?... Serei salvo?... Por que ser salvo?... Existe salvação?... Preciso ser salvo?... Como ser salvo?...

São interrogações  que pairam na mente de quase todo ser humano. E se você ainda não parou para pensar e questionar sobre o assunto, creia que, mais cedo ou mais tarde, você terá também que enfrentá-lo.

 

Faço-lhe, caro leitor, um apelo no sentido de não abandonar esta série de estudos. Estude  sem radicalismo, abandonando as idéias pré-concebidas a respeito do assunto e se deixe levar por aquilo que a Bíblia, a Palavra de Deus, irá lhe revelar. Se Possível, caso você tenha, procure conferir na sua própria Bíblia, aquilo que você irá ler. Lembre-se: todos os que não se esforçam por conhecer tanto a Bíblia, como o poder de Deus, estão cometendo um erro, ou melhor dizendo, estão PECANDO por isso (Mt 22.29).

 

COMO SER SALVO ? Esta é uma das perguntas mais repetidas pelo ser humano. Séculos atrás, um homem em desespero a formulou com estas palavras: “Que devo fazer para que seja salvo?” ( Atos 16.30 ).

 

A salvação é a maior das necessidades humanas (Mt 16.26). Quando refletimos sobre o nosso destino após a morte (Hb 9.27), a salvação se torna nossa maior preocupação. Por isso muitos já fizeram esta pergunta: “Como posso ser salvo?” É a expressão da inquietude espiritual. No íntimo, o homem reconhece que existe algo de errado na sua vida. Não tem certeza do destino da sua alma. Não se sente salvo. Que fazer?

 

Além de necessidade do homem, a sua salvação é Plano de Deus, que de modo especial deseja para cada um de nós a posição de Filhos, nos definindo como seus herdeiros (I Pe 1.3-5).

 

É descrito na Bíblia que a Luz veio ao mundo (Jo 3.16) sendo oferecida a todos os homens. E o fato de alguns homens escolherem permanecer vivendo distantes da Vontade de Deus, isto é, distantes da Luz (Jo 3.19-21) determina suas permanências na condição de culpados e condenados, mas a todos quantos o receberem, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus (Jo 1.12). Você deve ser um salvo porque está reservado para ti muito mais que esta curta e sofrida existência terrena, que aqui vivemos (II Ts 2.13). Mas a escolha pertence somente a você.

 

EXERCÍCIOS 

Marque dentro dos parêntesis com “V” para a afirmativa que você julgar verdadeira e com “F” para a afirmativa que você julgar falsa.

 

1. Conforme o ensino ministrado por Jesus, registrado em Mt 16.26, mesmo que um homem se realize plenamente no mundo, tendo todo dinheiro, bens, títulos e amizades que  desejar, se não for um  salvo, de nada isto lhe servirá após sua vida terrena. (          )

 

2.  Conforme Hb 9.27 o homem pode existir várias vezes, experimentando diversas mortes através da reencarnação, não estando sujeito a nenhum julgamento definitivo. (         )

 

3. Conforme Mt 22.29 e Ex 20.7, o nosso desconhecimento acerca de Deus e de sua Palavra, visto Deus ter providenciado os meios necessários para que o conheçamos, é de nossa inteira responsabilidade, e seremos julgados por isto.  (           )

 

4.  Conforme I Pe 1.3-5 há uma herança preparada para os salvos, nos Céus. (            )

 

5.  A salvação em Cristo Jesus é suficiente para todos os homens, mas eficiente apenas para os que  crêem em Jesus como Senhor e Salvador, conforme Jo 3.16.  (          )

 

6.  Conforme II Ts 2.13, a  salvação depende da operação do Espirito Santo nos santificando e da fé na verdade. (            )

 

7.  A condenação é destinada aos que preferem a escuridão espiritual, se mantendo afastados da vontade de Deus, conforme Jo 3.19-21. (           )