O que podemos fazer?

26/06/2008 10:13

“Que daria um homem em troca de sua alma?”  perguntou Jesus ( Marcos 8.37 ). Que podemos dar para saldar nossa dívida para com Deus?

 

“Seguir uma religião”, dirão alguns, “ pois todas as religiões são boas e conduzem ao mesmo lugar”. Cuidado! O Senhor Jesus diz que no dia do juízo, muitos se apresentarão como seus seguidores, tendo inclusive profetizado e feito milagres em seu nome. E apesar disto Ele dirá: “nunca vos conheci”, porque de fato prática religiosa não é o bastante ( Mateus 7.21-23 ).

 

Além disto, não é verdade que todas as religiões sejam boas. Nem tampouco que todas sejam iguais. Esta “é uma mentira satânica. Em maio de 1977 um grupo de seguidores de uma religião afogou seus filhos no mar dizendo estarem cumprindo ordens de Deus.  Suicídios em massa, sob a justificativa de fé religiosa tem sido comum em nossos dias. Também são conhecidas práticas de sacrifícios de vidas humanas a título de oferenda aos deuses. Como justificar isto como sendo caminho para Deus? Esqueceram-se de que Ele disse: “Não matarás” ( Êxodo 20.13 ) Como podem ser iguais todas as religiões se elas se negam umas as outras? Seguir uma religião não é tudo, principalmente quando a religião seguida não tem compromisso em adorar a Deus, conforme a vontade Dele.

 

“Estamos nos aperfeiçoando”, é outra expressão muito usada como argumento. “Logo deixaremos de ser pecadores”. Mas, se abrirmos jornais e revistas, ouvirmos rádio e virmos televisão, tomaremos conhecimento de uma verdade chocante: o mundo está cada vez pior.  A Bíblia registra que “os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados” ( II Timóteo 3.13 )

 

Não devemos também nos iludir, pensando que rezas e cerimônias poderão conseguir a salvação de alguém que morreu. A Bíblia ensina a responsabilidade pessoal: “Cada qual será morto pelo seu próprio pecado” ( II Crônicas 25.4 ). “A alma que pecar, essa morrerá: o filho não levará a iniquidade do pai, nem o pai a iniquidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este” ( Ezequiel 18.20 ). Temos ainda o ensinamento de que “cada um de nós dará contas de si  mesmo a Deus” ( Romanos 14.12 ).

 

Outros pensam que podem ser salvos pela simples prática do bem, da caridade. A Bíblia nega tal idéia. Ela diz que a salvação não vem das obras, “para que ninguém se glorie” ( Efésios 2.9 ). Quando o bem é feito por interesse, para tentar comprar a Deus, perde seu valor aos olhos do Senhor.

 

Muitos se penitenciam e fazem dolorosos sacrifícios pessoais, que além de desnecessários são incorretos. “O justo viverá por fé ( Romanos 1.17 ). É fé que Deus deseja ver em nossos corações.

 

Inovação de santos e padroeiros não resolve. A Bíblia ensina claramente que “há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem” ( I Timóteo 2.5 ).

 

A Bíblia deixa bem claro: “nós não podemos nos salvar. O homem não pode salvar-se a si mesmo. Ele precisa de um salvador. A santidade de Deus foi ofendida com o pecado e o mal precisa ser consertado.”

 

O caminho é tomar posse da liberdade oferecida por Jesus Cristo (Jo 8.36).

 

EXERCÍCIOS

 

1. Se alguém quer ir a Cristo, deve___________________  a si mesmo,  tomar sua ______________________________

 

e _________________  a Cristo  (Mc 8.34)

 

2. Deus ______________   a cada um __________________ o seu ___________________: Dará a _____________ aos

 

que perseverando em _________________________  procuram glória, honra e _________________; mas _________

 

__________ aos facciosos que ______________________à verdade e ________________  à injustiça (Rm 2.7,8)