NOSSOS MALES TEM CURA

13/09/2018 09:41

A depressão é anunciada como o mal do século. O suicídio tem registros alarmantes. A dependência aos diversos vícios nocivos é  crescente. Ao mesmo tempo nunca tivemos tantos especialistas em áreas afetas a estas ocorrências e nunca se teve tantas ofertas de qualidade de vida. Mas a realidade está ai. E não é boa. 

Tudo isto só ressalta o fato de que a única cura para as pessoas com doenças da alma é um correto relacionamento com Deus. A única cura para as nações está em Deus. E muitos males que vemos em nosso tempo são resultado de uma lei espiritual pouco considerada, mas que continua sendo lei: o pecado gera a morte.

Mas o que está acontecendo? Se multiplicam os tratamentos centrados no próprio ser humano. Se utilizam de  alternativas sem Deus e sem a Bíblia. Há um aumento vertiginoso de investimento em  alternativas de valorização dos sentimentos, de satisfação e prazeres individuais. Mesmo que praticados em família ou grupo, são centrados no ego. Consequência: vazio existencial, depressão, vidas desregradas, suicídios, degenerações de toda sorte, famílias detonadas e sociedade fragilizada.   

Não fomos projetados para este desequilíbrio onde o que importa é o eu, enquanto as responsabilidades para  com os outros são menosprezadas; e para com Deus são abandonadas. A ordem deveria ser inversa.

 O conceito de liberdade nunca foi tão divulgado e vivido, ao mesmo tempo que tão mal compreendido e mal gerido.  Claro, resulta em  uma distância cada vez maior de Deus e de seu projeto.

E isto, mesmo com o aumento do número de igrejas e de práticas místicas, as mais diversas. Mas frequentar um culto, se denominar isto ou aquilo não significa que necessariamente se vive conforme o projeto de Deus. Continua a distância de Deus, se sua vontade é desprezada e Ele é meramente um meio de satisfação do egocentrismo das pessoas.  

Em um plano de vida onde as pessoas são ensimesmadas, existindo de modo contrário ao ensino de Deus para elas, claro que a depressão encontrará toda a razão para se instalar. É resultado deste conjunto de má gestão do projeto de Deus. As pessoas, as famílias, a sociedade, precisam reconhecer que há um Deus. E nós fomos criados por este Deus para um projeto muito especial, que deveria ser considerado.

Não considerar as razões de Deus para nos criar, e seu manual de orientações é como desconsiderar as razões do fabricante de uma máquina e seu manual de uso. O mau uso causará mal funcionamento e findará em sua perda total.

Mas se o manual de Deus for obedecido, então haverão pessoas mais saudáveis,  com uma melhor gestão de si mesmas. Vidas vividas para Deus e para ser benção uns aos outros. Não há doença da alma que resista à prática da vontade de Deus. Esta é a verdadeira saída que resultará em uma melhor gestão da existência  terrena  e uma esperança real para a vida eterna.

A cura está em Deus. Estude a Bíblia, com sede de conhecer sua vontade. Viva conforme a Bíblia ensina. E estará fazendo uma boa gestão de sua vida. Ensine a Bíblia para os que você quer ver bem. Este é um jeito eficaz de ajudar e amar alguém. Talvez ele te ouça e também seja curado.

 

É Jesus quem diz: Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e Eu vos darei descanso. Tomai vosso lugar em minha canga e aprendei de mim, porque sou amável e humilde de coração, e assim achareis descanso para as vossas almas. Pois meu jugo é bom e minha carga é leve”.

Bp. Samuel Alves, set/2018