E se o vizinho não colaborar?

10/06/2015 17:37

 

 

Não desanime! Seja cordial ao tratar do assunto, sem perder o humor. A água é um bem de todos, e não podemos agir sozinhos.

 

Se você escuta o vizinho “abusando” no uso da água e isso incomoda você, converse com ele. Pode ser que ele tenha descoberto uma solução boa, que você pode copiar. Se não, aproveite para sugerir soluções. Boa sorte!

Se não der certo, não brigue nem se irrite. Você saiu da sua zona de conforto e tentou resolver a situação. Numa próxima vez, pode dar mais certo. Em condomínios, participe das reuniões para resolver a questão da água (e outros assuntos) em conjunto e respeite as decisões tomadas. Lembre-se de que crianças e idosos têm prioridade no acesso à água. É preciso criar o hábito de cada um limpar o que sujou. Nossa própria sujeira nos dá menos nojo. Não demanda esforço e você mostra respeito por quem cuida da limpeza, em casa e nas ruas.

 

Faça da água uma oportunidade para conversar mais

  • Converse com a escola do seu filho sobre como estão economizando água e como a questão está sendo incorporada nos projetos educativos.
  • No trabalho, compartilhe dicas com seu vizinho de mesa, com grupos ou canais de comunicação (como WhatsApp ou RH). Você pode até fortalecer sua rede de relacionamentos.
 
 
 
 

Curiosidade:

  • Em SEUL, o rio Cheong Gye Cheon foi revitalizado em três anos. O viaduto que o escondia deu lugar a parques lineares. A temperatura na capital sul-coreana diminuiu 3,6 ºC.
  • O rio Reno, na EUROPA, foi recuperado graças a ações conjuntas das nações banhadas por ele. Hoje, 95% do esgoto industrial que era despejado no local é tratado, e a água, reutilizada.
  • Em TEL AVIV, o esgoto é tratado. Depois, a água já limpa percorre cerca de 100 km de dutos até o deserto de Neguev, onde irriga plantações.
  • Mussafah, em ABU DHABI, está testando uma tecnologia eólica francesa nova: a turbina produz energia e tsambém suga o vento para extrair sua umidade, podendo produzir 1.500 litros de água por dia.