Dez dicas para você vencer a tentação

26/06/2008 10:24

Mesmo tendo Cristo em sua vida, você será tentado a pecar. Mas, não desanime, isso é normal. Você pode aprender a vencer a tentação quando a enfrenta e resiste. Lembre-se, a tentação em si não é pecado. Jesus também “foi  tentado em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado.” (Hebreus 4.15b.)

 

A tentação é um convite para transgredir a lei de Deus. Ela pode torna o pecado atraente, mas não irresistível ou inevitável. Você pode recusá-la com ajuda do Senhor.

 

A tentação segue a seguinte fórmula publicitária:  AIDA. (A - Chamar  ATENÇÃO;  I - Criar INTERESSE; D - Formar DESEJOS; A - Pedir AÇÃO ). A tentação começa com um simples pensamento. Esse pensamento torna-se interessante e começa a apelar para os desejos naturais, intensificando-os até o ponto de motivá-lo a agir errado. Antes que isso aconteça, tome uma posição contra a tentação. Você vencerá! Estude as dez dicas a seguir:

 

1. Reconheça a fonte de tentação. “Ninguém, ao ser tentado, diga: Sou tentado por Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e ele mesmo a ninguém tenta. Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, depois de haver concebido, dá à luz. Então a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, e o pecado uma vez consumado, gera a morte.” ( Tiago 1.13-15 ). Deus não quer que você peque.

2. Entenda por que Deus o deixa ser tentado. O Senhor quer fazê-lo forte e sabe que você precisa enfrentar oposição. “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.” ( Tiago 1.2-4. ) Deus quer fortalecer você!

3. Saiba que Deus limita o nível da tentação que você enfrenta. Outras pessoas enfrentam as mesmas tentações que você enfrenta. Ele não permitirá que a tentação seja forte demais. “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.” ( 1 Coríntios 10.13. ) Deus o ajudará a vencer!

4. Afaste-se dos lugares, práticas, leituras e pessoas que antes o conduziam ao erro. Certos ambientes devem ser evitados a qualquer custo. “Foge, outrossim, das paixões da mocidade.” ( 2 Timóteo 2.22a. ) Cuidado com o tipo de entretenimento que escolhe, e o programa de TV que assiste. “Portas a dentro, em minha casa, terei coração sincero. Não porei cousa injusta diante dos meus olhos.” ( Salmo 101.2b-3a. ) Deus quer que você esteja livre de todos os empecilhos à uma vida vitoriosa!

5. Faça uma consagração completa ao Senhor. “Rogo-vos, pois irmãos, pelas misericórdias  de Deus que apresenteis os vossos corpos por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus.” (  Romanos 12.1. ) Deus quer  toda a sua vida.

6. Lembre-se de que pertence a Deus e possui o seu poder. “Considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus... Porque o pecado não terá domínio sobre vós...” ( Romanos 6.11,14. ) Deus lhe dará domínio sobre o pecado!

7. Cuide de sua forma espiritual. Meditação bíblica e oração diária lhe darão forças para resistir à tentação. Alimente-se bem, faça exercícios, descanse  o suficiente, cuide de seu corpo! “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.” ( Mateus 26.41. ) Deus  quer que você esteja forte.

8. Aprenda a resistir a Satanás. Quando  se sentir  atraído por algo que está fora dos limites estabelecidos por Deus, poderá dizer: “Não! Sou filho de Deus. Em nome de Jesus me recuso a pensar nessas coisas.” “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” ( Tiago 4.7.) Deus abençoará a sua decisão!

9. Fale de sua tentação com um cristão maduro em quem confia. Escolha um amigo para andar junto com você. Tornem-se reciprocamente responsáveis. Peça oração quando se sentir fraco. Cobrem fidelidade um do outro. Abram o coração sobre as tentações que enfrentam. “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” ( Mateus 18.20. ) Deus quer lhe dar um companheiro de comunhão e oração.

10. Se cair... levante-se de novo. Confesse o pecado a Deus e receba seu perdão. “Filhinhos meus, estas cousas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo; ele é a propiciação pelos nossos pecados...” ( 1 João 2.1,2. ) “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoa os pecados e nos purificar de toda injustiça.” ( 1 João 1.9. ) Deus purificará o seu coração.