Como usar menos a torneira?

10/06/2015 17:48

 

 

Muita coisa pode ser feita com menos água. Além disso, grande parte da água consumida em uma residência pode ser utilizada para outros fins (não potáveis, é claro). Aproveite-a!

 

A água da lavadora de roupas é boa para a descarga da privada. A água do final do ciclo de lavagem também pode ser reaproveitada em uma nova leva de roupas. Use um balde ou bacia para coletar água enquanto você toma banho e use-a para dar descarga.

Dá para limpar o carro com um copo de água, um xampu para automóveis, um borrifador e alguns panos de microfibra. Forre o cantinho do bichinho de estimação com um pano de microfibra. Os fios matam as bactérias por asfixia, evitam o mau cheiro e absorvem a gordura dos pelos. Isso reduz a água necessária para limpeza.

 

Invista em um cantinho verde e ajude o ambiente

  • Água com produtos de limpeza caseiros e naturais, como bicarbonato de sódio, casca de limão e vinagre, pode ser usada para regar as plantas.
  • Opte por plantas que exigem menos água, como ripsálias, lança-de-são-jorge e orelha-de-coelho.
  • Experimente fazer um "jardim de chuva": uma área rebaixada, com plantas resistentes à seca e à umidade. Quando chove, a água se acumula nele e infiltra lentamente no solo. Isso evita enxurradas, e ajuda na recarga do lençol freático. Além disso, melhora o microclima local.

Fonte: Guilherme Castagna (Fluxus), Ana Neca (Instituto Akatu), Renato Ticoulat (Secovi)

 

Curiosidade:

  • No vilarejo de Arborobu, em ERITREIA, na África, grandes redes de nylon captam a neblina e a transformam em gotículas de água, que são escoadas até um reservatório. A tecnologia foi desenvolvida pela organização FogQuest, que também já implantou o projeto em outras regiões do MARROCOS, NEPAL, CHILE, GUATEMALA E ETIÓPIA.
  • Em Portland, nos EUA, a startup Lucid Energy instalou pequenas turbinas nos canos da cidade, que produzem energia elétrica a partir do movimento da água. A "engenhoca" também possui sensores que enviam informações a respeito da qualidade e pressão da água, ajudando a detectar possíveis vazamentos.