Como ter certeza da salvação?

26/06/2008 10:20

É maravilhoso ser salvo através da fé em Jesus Cristo. Melhor ainda é ter certeza absoluta da salvação. Esta certeza nos é transmitida por Deus de três maneiras:

 

1. Pela Palavra de Deus. Todas as promessas de Deus são verdadeiras. Quando fazemos a nossa parte ele faz a parte dele. Quando nos arrependemos, ele perdoa. Quando convidamos Jesus para entrar no coração, ele entra mesmo.

 

E o testemunho é este, que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho ( no coração ) tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas cousas vos escrevi a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus”. ( 1 João 5.11-13. )

 

2. Pela confiança íntima que o Espírito Santo nos dá. “O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.” ( Romanos 8.16. ) Recebemos de Deus uma confirmação de que  pertencemos a Deus. Somos seus filhos. “Aquele que  crê no Filho de Deus tem em si o testemunho.” ( 1 João 5.10. )

 

3. Pela vida transformada. “Se alguém está em Cristo, é nova criatura: as cousas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.” ( 2 Coríntios 5.17. )

 

Cristo efetua mudanças em nossos pensamentos, intenções, atitudes, palavras e ações. Sua vida mudou? É evidência da atuação do Senhor.

 

A certeza da salvação não vem através dos sentimentos, pois estes são instáveis. A certeza vem através de uma convicção interior. Confie em Deus e em sua Palavra.

 

Estude com cuidado os textos a seguir e conheça algumas das operações do Espírito Santo em nossas vidas. Saiba: Todo crente tem o Espírito Santo vivendo em seu coração. Ele faz para nós o seguinte:

 

1) Ensina-nos mais coisas a repito de Deus ( João 14026 ).

2) Guia-nos a cada passo ( Romanos 8.14 ).

3) Assegura-nos que somos verdadeiramente filhos de Deus ( Romanos 8.16 e 17 )

4) Ora por nós ( Romanos 8.26 ).

5) Ajuda-nos a ter uma vida vitoriosa ( Gálatas 5.16 ).

6) Enche nosso coração de amor a Deus ( Romanos 5.5 ).

7) Torna-nos cada vez mais semelhantes a Cristo ( 2 Coríntios 3.18 ).

8) Ajuda-nos a falar aos outros sobre Jesus ( Atos 1.8 ).

 

ATENÇÃO: Certamente as provações e dificuldades virão. Embora  você tenha recebido a Cristo em sua vida, ainda terá que enfrentar problemas tais como enfermidades, falta de dinheiro, e outras dificuldades.

 

Mas a Bíblia ensina que Deus tem seus motivos para permitir que passemos por esses períodos de provação.

 

1) A provação resulta em benção para nós ( Romanos 8.28; 29 ).

2) Ela serve para aperfeiçoar nosso caráter ( Tiago 1.2-4 ).

3) Intensifica nossa esperança ( Tiago 5.3-4 ).

4) Torna Cristo mais real para nós ( 2 Coríntios 4.8-17 ).

5) Contribui para o nosso amadurecimento ( 1 Pedro 5.8-10 ).

 

Quando percebemos o poder, o consolo e a força de Deus ao nosso lado, nos momentos difíceis da vida, enxergamos  bênçãos em cada provação. E Deus tem oportunidade de ser grande em nossas vidas.