Como ler a Bíblia?

26/06/2008 10:24

1. Leia na expectativa de que Deus lhe fale ao coração. Ore pedindo que Deus o ajude e entender o que lê. O Salmista Davi orou assim: “Desvenda  os meus olhos, para que eu contemple as maravilhas da tua lei.” (Salmo 119.18. )

 

2. Leia fazendo perguntas. O que Deus quer de mim neste trecho? O que é que esta passagem revela sobre Deus, sobre Jesus, sobre mim e sobre a vontade dele? Há aqui alguma ordem para eu obedecer? Alguma promessa da qual deva me apropriar? Como as verdades deste texto podem ser aplicadas à minha vida?

 

3. Leia várias vezes. Para entender bem uma passagem, nada melhor que a repetição. A Bíblia é um livro que deve ser consultado com freqüência.

 

4. Leia meditando. É melhor uma pequena passagem lida, entendida e aplicada, do que as muitas verdades de um texto longo, vistas superficialmente. ( Salmo 1. )

 

5. Leia com disposição de praticar a palavra. “Tornai-vos, pois, praticantes da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.” ( Tiago 1.22. )

 

6. Memorize versículos e referências. “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma.” ( Deuteuronômio 11.18. )

 

A Bíblia é composta de duas partes: o Antigo Testamento, que foi escrito antes  da vinda de Jesus Cristo e contém 39 livros, e o Novo Testamento, que foi escrito depois da vinda de Jesus Cristo e contém 27 livros. Os livros são divididos em capítulos, e estes em versículos numerados.

 

Você deve começar com os livros do  Novo Testamento. Leia o livro de 1 João e, em seguida, os evangelhos de João e Marcos. Leia os Salmos, porque serão de grande utilidade na sua vida devocional. Leia  um capítulo de Provérbios por dia. Depois, Atos dos Apóstolos, Efésios, Filipenses e os demais livros da Bíblia.

 

Para localizar estes livros, consulte o índice que se encontra em uma das primeiras páginas. O importante é ser persistente e sistemático. Anote suas descobertas  e não tenha receio de sublinhar passagens preciosas. Escreva na margem das páginas. Uma Bíblia marcada é uma Bíblia bem aproveitada.

 

A grande finalidade da leitura bíblica e da oração é manter uma comunhão íntima com Deus. Através dela recebemos do Senhor o alimento indispensável ao dia-a-dia de nossa vida espiritual.

 

Conheçamos algo sobre: A suficiência da Bíblia ( Sl 119.89-104; Lc 16.29,31).

 

Faz parte integrante da fé evangélica a convicção de que a Igreja nada pode acrescentar à Bíblia e de que todas as  doutrinas de qualquer grupo religioso devem ser testadas e julgadas  pela sua fidelidade às Escrituras. Daí a condição para se ter como aceitável ou não uma ou outra prática religiosa.

 

Embora valendo-nos do conhecimento dos homens que ensinam em nossas igreja ou escolas, nem por isso devemos aceitar deles, ou de quem quer que seja, qualquer opinião que esteja em conflito com o sentido claro da própria Bíblia, pois cremos que a Bíblia  nunca se contradiz.

 

Para o entendimento claro dos ensinos bíblicos, além de recorrermos aos vários instrumentos proporcionados por Deus para nosso aprendizado, tais como livros históricos, dicionários, homens santos dedicados ao ensino das coisas de Deus, estudo sistemático da própria Bíblia, e outros, inclusive cursos teológicos, devemos,  principalmente,  depender da unção  do Espírito Santo, que  inspirou os escritores ( Jo 16.13; 1 Co 2.10-14; 1 Jo 2.27).  Para tanto, havemos de “permanecer nele” a fim de sabermos o que é que nos diz a nós o Deus que “falou aos profetas”. Veja também Jo 6.63; 2 Co 3.6.