A realidade do pecado

26/06/2008 10:09

Qual de nós nunca se aborreceu com ninguém? Quem de nós nunca mentiu ou enganou alguém? Quem nunca se irritou ou nunca disse alguma palavra áspera ou  indevida? Quem nunca cobiçou nem teve um só pensamento impuro? Infelizmente todos nós já caímos nestes e em outros pecados. Muitos há que só pensam em Deus nos momentos de perigo ou necessidade. São pessoas que amam a Deus. Não o querem em suas vidas. Desejam apenas seus favores. Isso é pecado. Não há para onde fugir. TODOS SOMOS PECADORES.

 

Todo o estudo sobre salvação deve partir deste ponto: “ Nós somos pecadores”. O pecado tornou a Salvação  necessária. Ele no afasta de Deus e nos faz andar em trevas espirituais. Quem se sente inseguro procura segurança. Quem está na escuridão pede luz. Só quem admite estar perdido sente a necessidade da salvação.

 

Algumas pessoas pensam que não são pecadoras. Se compararmos nossa vida com a de tantas pessoas cruéis, desumanas, não há dúvida:  somos melhores do que elas . Mas, não é assim que Deus nos julga. Ele não nos compara uns com os outros. O termo de comparação é a santidade de Deus. “ sede santos, porque Eu sou santo” ( I Pedro 1.16 ) . Medidos desta forma, somos achados em falta. Por melhores que sejamos, estamos em falta diante de Deus.

 

O rei  Salomão, que a Bíblia declara ter sido o mais sábio dos homens, disse: “Não há homem que não peque” ( I Reis 8.46 ). A Bíblia registra ainda que “não há homem justo sobre a terra, que faça o bem e que não peque” ( Eclesiástes 7.20 ). O apóstolo Paulo declarou: “Todos pecaram e carecem da glória de Deus” ( Romanos 3.23 ).

 

Quando alguém diz que não tem pecado, está enganando a si mesmo. A Bíblia diz que “se dissermos que não temos pecado, a nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós” ( I João 1.8 ) E não apenas nos enganamos, mas chamamos a Deus de mentiroso. A Bíblia diz: “ Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso e a sua palavra não está em nós” ( I João 1.10 ).

 

Como vamos confessar nossos pecados para obtermos o perdão de Deus, se não reconhecermos que somos pecadores? (1 João 1.9)

EXERCÍCIOS 

Marque dentro dos parêntesis com “V” para a afirmativa que você julgar verdadeira e com “F” para a afirmativa que você julgar falsa.

 

1. Há perdão para os que se reconhecem pecadores e buscam perdão em Jesus Cristo, conforme o ensino encontrado em 1 João 1.9 (        )

 

2. Conf. Isaías 1.18, Deus é capaz de nos perdoar e nos purificar de todos os nossos pecados, por piores que sejam (         )

 

3. Conforme 1 Pedro 1.16 o homem não precisa se preocupar em ser santo, já que Deus não exige isto dele (          )

 

4.  Conforme I Reis 8.46, Salomão, em sua sabedoria, admite que só alguns homens conseguem viver sem pecar  (          )

 

5. Conforme Romanos 3.23 todos os homens pecaram e dispensam a glória de Deus (          )

 

Complete:

1. Não há homem _________________  sobre a terra, que faça o bem e que ___________________________________

 

_________________  (Eclesiástes 7.20).

 

2. Se dissermos que  ___________________  pecado  nenhum, a nós mesmos nos  _____________________________

 

______________________e  a ______________________________ não está em  nós (1 Jo 1.8).