A Igreja, mais que um agrupamento de pessoas

26/06/2008 10:26

 

Um dos grandes privilégios que temos como filhos de Deus é o de pertencer  à sua igreja. Todo crente é automaticamente membro da igreja universal de Cristo, e deve também tornar-se membro de uma igreja de sua localidade. Que é que precisamos saber sobre isso?

 

1. A Igreja é a família de Deus, Sendo constituída de milhões de crentes  espalhados por todo o mundo. “Sois da família de Deus.” ( Efésios 2.19. ) É ali que podemos nos sentir à vontade, falar de nossas alegrias e tristezas, atender às  necessidades uns dos outros, cuidar uns dos outros, e levar nossas cargas mútuas. É maravilhoso fazer parte de Deus, e ter vivência de comunhão, em amor, com os irmãos em Cristo.

2. A Igreja é o corpo de Cristo. ( Efésios 1.23. ) Jesus subiu ao céu mas deixou sua Igreja na terra , para sermos testemunhas dele e concluirmos sua obra. É seu  anseio que todos os movimentos desse corpo sejam coordenados segundo o plano que ele traçou para cada um de seus membros. “Mas Deus dispôs os membros, colocando cada um deles no corpo, como lhe aprouve.” ( 1 Coríntios 12.18.) “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus para boas obras, as quais  Deus de antemão preparou para que andássemos nelas.” ( Efésios 2.10. )  Cada membro tem sua função definida, e todas elas são importantes. Deus nos criou a todos de forma a podermos realizar cada um a sua parte. Ninguém precisa querer imitar outrem. Ele nos dá talentos pelos quais executaremos com eficiência nossa tarefa, e nos coloca no lugar certo para isso.

3. A Igreja é edifício de Deus. “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas , sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular; no qual todo edifício, bem ajustado, cresce para santuários dedicados ao Senhor, no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação de Deus no Espírito.” ( Efésios 2.20-22. ) O edifício não é a casa onde as pessoas se reúnem; Jesus disse que “onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles” ( Mateus 18.20.). Deus se revela através de povo.

4. A Igreja é a noiva de Cristo. “Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, para a apresentar a si mesmo a igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem cousa semelhante, porém santa e sem defeito.” ( Efésios 5.25-27. ) A igreja não é perfeita; mas Jesus a ama   muito e está operando no sentido de aperfeiçoá-la. Assim como uma noiva se conserva pura e se guarda para o seu noivo, assim também a Igreja é constituída daqueles que abandonam outros deuses e se guardam apenas para Deus.

5. A Igreja é o porta-voz de Deus que proclama sua mensagem por todo o mundo. “Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida agora dos  principados e potestades nos lugares celestiais.” ( Efésios 3.10. ) Deus colocou a igreja no mundo para que ela proclamasse salvação aos perdidos e fortalecesse espiritualmente os salvos.

6. A Igreja é o campo de treinamento onde os homens se preparam para o ministério cristão. “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros parra evangelistas, e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento   dos santos para o desempenho do seu serviço... até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo.” ( Efésios 4.11-13. ) É o lugar certo para aprendermos a servir a Deus da maneira como ele quer.

7. A Igreja é o exército de Deus para atacar as fortalezas de Satanás. “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” ( Mateus 16.18. ) Jesus concede autoridade à Igreja para que ela  atue no lugar dele. E em seu nome.

8. O próprio Jesus é o cabeça da Igreja. Ele envia impulsos e mensagens a todos os pontos do corpo. “E pôs todas as cousas debaixo dos seus ( de Cristo ) pés e, para ser o cabeça sobre todas as cousas , o deu à igreja.” ( Efésios 1.22. )

9. A Igreja se reúne em agrupamento nas localidades, onde o povo de Deus se ajunta para adorar a Deus, proclamar sua mensagem, para orar, estudar a Palavra, servir ao Senhor e manter comunhão uns com os outros. Esses grupos devem ter governo próprio, devem reproduzir-se para se próprio, e se sustentar com seus próprios recursos. Se não o fazem, devem esforçar-se nesse sentido. A Igreja individual pode ou não fazer parte de uma denominação ou associação de igrejas. Todo crente deve ser membro fiel aos ensinamentos da Bíblia e ao objetivo de cumprir o seu papel no reino de Deus. “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e comunhão, no partir do pão e nas orações.” (Atos 2.42.)