A condenação do pecado

26/06/2008 10:11

Sendo que todos nós somos pecadores, qual a conseqüência do pecado? Que nos está reservado, então, por nos encontrarmos nesta situação?

 

O Espírito Santo nós ensina que “O salário do pecado é a morte” ( Romanos 6.23 ). Esta expressão significa que a paga que recebemos por pecar é a morrer, tanto física quanto espiritualmente. Paga ou salário é a retribuição por serviços prestados. O pecado é mau patrão. Paga seus servos com a morte física e com a morte eterna, isto é, separação eterna de Deus e de tudo que significa paz, contentamento e felicidade.

 

A Bíblia ensina que não pecamos impunemente. Todo pecado será castigado. “O vosso pecado vos há de achar”, é uma impressionante advertência bíblica ( Números 32.23 ). Em um ensino ministrado pelo próprio Deus, a Caim, temos que: “se procederes bem, não é certo  que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo (do pecado) será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo (Gn 4.7). E a idéia de um juízo contra os pecadores está presente em toda a Bíblia. “Eis que vem o dia do senhor, dia cruel, com ira e ardente furor, para converter a terra em assolação, e dela destruir os pecadores” ( Isaías 13.9 )

 

Embora o pecado seja considerado como agradável pela maioria das pessoas, é ele o nosso maior inimigo. O Senhor Jesus disse: “Não temais os que matam o corpo e , depois disso, nada mais podem fazer. Eu, porém, vos mostrarei a quem deveis temer: Temei aquele que depois de matar, tem poder de lançar no inferno. Sim, digo-vos, a esse deveis temer” ( Lucas 12.4-5 ). O pecado conduz ao inferno. Leva à condenação eterna. O Senhor  Jesus Cristo disse: “Quando, porém aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é, a segunda morte” ( Apocalipse 21.8 )

 

Esta condenação não é só futura. As conseqüência do pecado já se sentem aqui. O salmista Davi disse: “enquanto calei os meus pecados envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia. Porque a tua mão pesava dia e noite sobre mim; e o meu vigor se tornou em sequidão de estilo” ( Salmos 32.3-4 ). Quando vivemos no pecado, isto é, em desacordo com os planos de Deus,  sentimos as conseqüências disto já agora, na vida terrena, através das dores, desarmonias, enfermidades e infelicidade, além de condenarmos a nós próprios a uma existência eterna separados de Deus.

 

E saiba de uma coisa muito séria: o pecado está a porta buscando te tragar, e cumpre a você dominá-lo (Gêneses 4.7) e  Jesus quer ajudar você nesta tarefa (I João 15.5).

 

EXERCÍCIOS

 

Marque dentro dos parêntesis com “V” para a afirmativa que você julgar verdadeira e com “F” para a afirmativa que você julgar falsa.

 

1. Conforme Rm 6.23, a pessoa que se propõe a viver distante de Deus e sua vontade, receberá como recompensa a este sua prática, danosa a sua essência espiritual, a morte eterna, que significa estar separado eternamente de Deus. (           )

 

2.  É desejo de Cristo que tenhamos muitos bons resultados em nossas vidas. E o meio de conseguirmos frutos  segundo Deus é estarmos ligados Nele, conforme João 15.5 (          )

 

3. Enquanto o pecado assalaria o homem com a sua separação de Deus, este oferece, a todos quantos aceitarem,  a vida eterna (Romanos 6.23)

 

4. O pecado é como um brinquedo traiçoeiro que, lançado, volta e fere quem o lançou, conforme Números 32.23. (           )

 

5.  Assim como aconteceu com Caim (Gêneses 4.7,8) se nós não Dominarmos sobre o pecado, ele se lançará em nosso desfavor e nós nos distanciaremos mais de Deus  (            )

 

6. O pecado liberta. Jesus escraviza, conforme João 8.34-36.  (            )