O DIA DO SENHOR - breve reflexão

22/04/2022 05:41

O que é o Dia do Senhor? “Lembra-te do dia do sábado, para o santificar” (Êxodo 20:8)

A origem do “Dia do Senhor” remonta o Sabbath, que significa descanso.

Antes da Ressurreição de Jesus Cristo, o Sabbath comemorava o dia de descanso de Deus após Ele haver terminado a Criação (Gênesis 2:2–3).

Atualmente, o Dia do Senhor comemora também a Ressurreição de Jesus Cristo.

Jesus ensinou que o Dia do Senhor foi feito para beneficiar o homem (ver Marcos 2:27).

O propósito do Dia do Senhor é dar-nos um dia da semana no qual possamos direcionar os pensamentos e as ações para Deus, com integralidade.

Não é apenas um dia para descansar do trabalho. É um dia sagrado que deve ser passado em adoração e reverência. Ao descansarmos das atividades diárias usuais, ficamos com a mente livre para ponderar sobre assuntos espirituais. Nesse dia, precisamos renovar nossos pactos com o Senhor e alimentar a alma com as coisas do Espírito.

Até a Ressurreição de Jesus Cristo, Ele e Seus discípulos guardaram o sétimo dia como o dia santo. Após a Ressurreição, o domingo passou a ser santificado e considerado o Dia do Senhor, em lembrança de Sua Ressurreição naquele dia.

Foi nesse dia que Jesus ressuscitou e apareceu a Maria Madalena e também às outras mulheres, segundo o relato de Mateus no capítulo 28 de seu evangelho. Também apareceu a Cleopas e ao outro discípulo no caminho de Emaús, como nos informa Lucas, no capítulo 24 de seu evangelho, onde também fala de uma aparição particular a Simão Pedro (Mt 28:1-9; Lc 24:15, 34).

Neste dia também ocorreu o derramamento do Espírito Santo, conhecido como Dia do Pentecostes.

Act 20:7  No primeiro dia da semana, tendo-nos reunido a fim de partir o pão, Paulo, que havia de sair no dia seguinte, falava com eles, e prolongou o seu discurso até a meia-noite.

Joh 20:1  No primeiro dia da semana Maria Madalena foi ao sepulcro de madrugada, sendo ainda escuro, e viu que a pedra fora removida do sepulcro.

Joh 20:19  Chegada, pois, a tarde, naquele dia, o primeiro da semana, e estando os discípulos reunidos com as portas cerradas por medo dos judeus, chegou Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco.

Joh 20:26  Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou Jesus, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco.

1Co 16:2  No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder, conforme tiver prosperado, guardando-o, para que se não façam coletas quando eu chegar.

Rev 1:10  Eu fui arrebatado em espírito no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

O Senhor disse aos israelitas: “Não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal” (Êxodo 20:10).

Isa 58:13  Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs;

Isa 58:14  então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.

Devemos pensar em coisas justas que podemos fazer no Dia do Senhor. Podemos santificar o Dia do Senhor indo às reuniões da Igreja, lendo as escrituras, visitando os doentes, idosos e entes queridos para abençoá-los com a Palavra de Deus; ouvindo música inspiradora e cantando hinos, orando ao Pai Celestial com louvor e gratidão, e servindo na Igreja, prestando testemunho a nossos familiares e amigos, jejuando com um propósito, compartilhando nosso tempo e testemunho com os filhos, ...

A questão a ser respondida é: Isto que faço aos domingos Isso vai-me inspirar e elevar espiritualmente? Isso mostra respeito pelo Senhor? Isso direciona meus pensamentos a Ele?

Recomendo a leitura do artigo: O QUARTO MANDAMENTO – UM DIA ESPECIAL PARA O SENHOR, neste blog.