Anotações sobre O CRISTÃO E A POLÍTICA

01/09/2014 18:26

 

 

 

O CRISTÃO E A POLÍTICA  - Sl 10; 1 Co 10.31

 

Eu tenho ouvido: ‘Não traga a religião para a política’. É precisamente para este lugar que ela deveria ser trazida e colocada ali na frente de todos os homens como um candelabro”  (C. H. Spurgeon)

 

POLÍTICA É DO DIABO?

Satanás disse a Cristo: “Dar-te-ei toda a autoridade e glória destes reinos, porque me foi entregue, e a dou a quem eu quiser” (Lc 4.6). A partir de sua declaração enganosa, tal como fez no Eden, Satanás tem levado muitos cristãos sinceros a entender que todo o poder político é sujo e demoníaco. Mas Jesus diz sobre Satanás que “ele é homicida desde o princípio, e nunca se firmou na verdade, porque nele não há verdade; quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio; porque é mentiroso, e pai da mentira” (Jo 8.44). Satanás mentiu.  

 

A Bíblia testifica que “o Altíssimo tem domínio sobre o reino dos homens, e o dá a quem quer, e até o mais humilde dos homens constitui sobre eles (Dn 4.17).

 

Vejam as razões de Paulo, fundamentadas no controle de Deus. Ele ensina que ”toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; porque não há autoridade que não venha de Deus; e as que existem foram ordenadas por Deus. Por isso quem resiste à autoridade resiste à ordenação de Deus; e os que resistem trarão sobre si mesmos a condenação. Porque os magistrados não são motivo de temor para os que fazem o bem, mas para os que fazem o mal. Queres tu, pois, não temer a autoridade? Faze o bem, e terás louvor dela;  porquanto ela é ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o mal, teme, pois não traz debalde a espada; porque é ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal. Pelo que é necessário que lhe estejais sujeitos, não somente por causa da ira, mas também por causa da consciência. Por esta razão também pagais tributo; porque são ministros de Deus, para atenderem a isso mesmo”. (Rm 13.1-6).

 

Pedro, de igual modo, ressalta o que deve ser nossa motivação em nos sujeitar às autoridades, ou seja, por causa do Senhor. Ele diz: “Sujeitai-vos a toda autoridade humana por amor do Senhor, quer ao rei, como soberano, quer aos governadores, como por ele enviados para castigo dos malfeitores, e para louvor dos que fazem o bem” (1 Pe 2.13-14).

 

Afastar-nos da necessária influência que o povo cristão deve exercer sobre os governos, como forma de instrumentalizar os propósitos de Deus em relação aos direitos dos pobres e oprimidos, à liberdade religiosa, à moralidade aceitável diante do Criador, à justiça social e outros tantos valores que procedem de Deus é uma omissão. É colocar a luz embaixo de uma bacia.

 

Sendo nos cristãos a luz do mundo (Mt 5.14), precisamos iluminar, apoiando, influenciando, fazendo valer o interesse de Deus em que todos sejam abençoados com leis justas, governo justo, sistema judiciário justo. E claro, sendo instrumentos de reconhecimento de perfeita dádiva ao alcance de todos, que é a justiça de Deus, porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus” (Rm 3.23,24).


- O contexto bíblico é político, tratando de reis, profetas, relações de liderança dos povos que retrata, interação dos homens dedicados a vida religiosa com as ações dos governantes (Samuel, Natã, Elias, Eliseu, ...). Como pano de fundo, Deus é Rei.  

 

- No A.T., Israel concebia Deus não só como o Criador de todas as coisas (Gn.1:1; Sl.29:10; 97:1; 103:19), mas também como o Rei soberano sobre todas as nações (Sl.47; 93; 96-99; 145:13). Ele é o Senhor da História, cujo domínio está acima do domínio de todos os homens (Dn 4:17, 25, 32; 5:21).

 

- DEUS SEMPRE USOU HOMENS PÚBLICOS

- Os patriarcas Abraão, Isaque e Jacó eram governantes de suas clãs.

- José, se destaca como Vice-Rei do Egito

- Moisés, foi o grande líder hebreu

- Josué, e estes, assim como todos os governantes de Israel, incluindo o Rei

- Juízes, Sacerdotes e profetas tiveram papel importante politicamente (Eli, Samuel, Elias, Eliseu, Natã, ...)

- Davi, Salomão, Ezequias, e muitos outros homens de Deus

- Daniel e seus três amigos (Dn 1.5-20)

- Esdras, Neemias, fieis a Deus e homens públicos.

- O tema se faz ainda mais relevante quando consideramos que toda autoridade vem de Deus, Rm 13, (Watchman Nee - Autoridade Espiritual).

- Interessante que tanto Pedro (1 Pe 2.13-14), quanto Paulo (Rm 13) ordenaram o reconhecimento das autoridades, em pleno governo de Nero, que mais tarde os mataram.

- O império Romano não era democrata. Mas a igreja já praticava a escolha por uma “teocracia via fieis (escolha dos diáconos – At 6)

- O Apostolo Paulo entendia bem” suas obrigações e direitos e exigiu desculpas das próprias autoridades de Filipenses (At 16.35-39). Mais tarde apelou para Cezar (At 25.11),

 

O QUE SÃO AS BOAS OBRAS, NA PERSPECTIVA BIBLICA:

 

Tit 3:1  Adverte-lhes que estejam sujeitos aos governadores e autoridades, que sejam obedientes, e estejam preparados para toda boa obra,

Tit 3:8 Fiel é esta palavra, e quero que a proclames com firmeza para que os que crêm em Deus procurem aplicar-se às boas obras. Essas coisas são boas e proveitosas aos homens.

 

- O contexto nos remete a obras proveitosas para a comunidade, em contraposição a uma posição irresponsável. Sugere trabalho voluntário, participação civil responsável, inclusive na promoção de legislações sábias (Champlim).

 

Mat 22:21  Responderam: De César. Então lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

 

- Uma das promessas de Deus para os santos é eminentemente política. Ter autoridade sobre as nações (Ap 2.26).

 

- a política está dentro de qualquer relação humana, inclusive na família, na igreja, e na denominação.

 

- Então por que não ocuparmos espaços que de fato pertencem a Deus, e deveriam ser ocupados por pessoas realmente  comprometidas por Deus.

- uma das formas de a vontade de Deus se estabelecer no mundo e na igreja visível é através da participação dos que realmente servem a Deus.

- Se os servos de Deus se isolarem de processos que pertencem a Deus, estarão deixando de cumprir com sua parte

 

Qual nosso zelo com a vontade de Deus, na forma como somos cidadãos?

 

“O povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo” (Daniel 11:32).

 

Todo esforço para se evitar regimes ateus é justiçável. Para citar alguns:

43 milhões de mortos no regime ateísta de Stalin,

- 77 milhões eliminados por Mao Tse Tung

- 21 milhões eliminados por Hitler.

- 2 milhões assassinados por Pol Pot (Camboja, 1925-1998)

 

A INFLUENCIA DO CRISTIANISMO

 

- O cristianismo trouxe liberdade ao mundo ocidental. Se na batalha de Tours (732 - o marco do final da expansão muçulmana na Europa medieval) Carlos Martel não tivesse derrotado os muçulmanos talvez a Europa fosse islâmica desde então.

 

- O Cristianismo defendeu o casamento e a família de um modo único.  A união entre o homem e a mulher foi colocada ao nível do amor de Cristo pela Igreja dando base entre outras coisas para o nascimento de todo um movimento romântico e de valorização da mulher.

 

- A mulher que era desprezada e desvalorizada em todos os regimes de então e que até hoje sofre sob religiões como o islamismo e o hinduísmo, foi levada a posição de igualdade com o homem e de destaque pela igreja de Jesus.

 

- As crianças foram amadas por Jesus num mundo onde o infanticídio era comum e banal, onde os pais podiam rejeitar e mandar matar as filhas pelo simples fato de serem meninas já que as crianças eram mera propriedade.

 

- Na Igreja de Cristo os pais foram instruídos a educar seus filhos com amor e lhes dar valor.

 

- O Cristianismo desde a origem defendeu uma responsabilidade civil estrita. Os cristãos foram sempre orientados a serem cidadãos exemplares e obedientes.

 

- Cristo anunciou o amor mesmo ao inimigo. No intuito desse mandamento surgiram hospitais, casas de repouso, orfanatos e outras instituições de caridade.

 

- Foi a fé cristã mais que qualquer outra que lutou pela igualdade dos homens (um conceito que Nietzsche chamava de insano).

 

- A Reforma, séc. XVI, deu lugar a debates sobre federalismo, constitucionalismo, principalmente através de teólogos escoceses, alemães, franceses e holandeses, que trabalhavam a contextualização da visão pactual do AT.

 

- Os puritanos, que vieram a colonizar a América do Norte, eram um movimento político na Igreja Anglicana, que rejeitavam a liderança eclesiástica da coroa britânica sobre a igreja. Dai, a princípio o título de “puritanos”.

 

- A Revolução Americana, 1776, é basicamente presbiteriana e congregacional. Os EUA então com 25% de protestantes, influenciaram os demais.

 

- A Constituição americana tem forte influencia de John Witer, Heitor da Universidade de Princeton (presbiteriana), que trouxe o sistema presbiteral para o sistema eleitoral americano.

 

- A Igreja é acusada de tolerar a escravidão mas a verdade é que o movimento abolicionista foi liderado por Willian Wilberforce (1759 - 1833), um cristão inglês convicto.

 

- Foi Martin Luther King (1929-1968), um pastor batista, que liderou o movimento que culminou com a queda do segregacionismo nos EUA. 

 

Karl Barth (05/1886-12/1968), uns dos mais destacados teólogos protestantes, lutou contra o nazismo na Alemanha, perdendo ali todos os seus títulos e cátedras.  Pastoreando em uma pequena cidade suíça, com forte injustiça social, se envolveu no sindicalismo e na política, pela justiça social. Organizou na Suiça a resistência dos pastores ao nacional-socialismo, ingressando no Partido Social Democrata. Quando essa resistência foi aniquilada pelos nazistas, o teólogo passou dirigir outro movimento, de âmbito internacional. Atento as lutas políticas, defendeu os operários de Viena e os republicanos espanhóis. Com o fim da guerra, voltou à cátedra de Bona, depois à de Basileia, aposentando-se em 1961.

 

- O fim do regime comunista na Alemanha, marcado pela Queda do Muro de Berlim ( 09/09/1989) é tributado a 10 anos de oração por um movimento luterano liderado por Cristofer Furer, pastor da igreja de São Nicolau (Leipzig). Lá ocorriam as famosas Manifestaçoes de Segunda Feira, centro da revolução, com forte movimento de oração pelo fim do comunismo.

 

- Na Roménia, o Pr. Lazaro Tolkes, um metodista, por pregar contra o governo comunista, a partir do livro de Amós, iniciou uma revolta em 16/12/1989, que culminou com uma revolta violenta, a queda do regime e fuzilamento do governante e implantação do parlamentarismo e presidencialismo.

 

- que não caiamos no mesmo erro da igreja do 3o. século da era cristã, que se embebedou pelo poder, mas precisamos ser o “sal da terra” capaz de evitar a corrupção total dos nossos valores.

 

- Seremos sal da terra e luz do mundo quando a nossa atuação representar um obstáculo à expansão da injustiça em nossa comunidade.

 

- Ele veio para libertar os cativos e declarar que o os oprimidos serão libertos de seus opressores (Lucas- 04:18)

 

Luk 4:18  O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,

 

Deu 17:15  porás certamente sobre ti como rei aquele que o Senhor teu Deus escolher. Porás um dentre teus irmãos como rei sobre ti; não poderás pôr sobre ti um estrangeiro, homem que não seja de teus irmãos.

 

 

HOJE, o caminho para impactar a SOCIEDADE passa pela UNIVERSIDADE, pelas CASAS DE LEIS e governos,  e pela MÍDIA. O que fazer para ser luz?

 

 

Exemplo de ações que ferem os princípios cristãos

 

1. Decreto nº 7.037 de 21/12/2009 (Plano Nacional de Direitos Humanos). Entre outros temas, define:

- Realizar campanhas e ações educativas para desconstruir os estereótipos relativos às profissionais do sexo.

- Reconhecer e incluir nos sistemas de informação do serviço público todas as configurações familiares constituídas por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, com base na desconstrução da heteronormatividade (Resp: Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão)

- Instituir mecanismos que assegurem o livre exercício das diversas práticas religiosas, assegurando a proteção do seu espaço físico e coibindo manifestações de intolerância religiosa.

2. O que estava no papel começa a tomar forma. O exemplo mais terrível e recente vem de escolas públicas de São Paulo, governada pelo petista Fernando Haddad que trocou o “Dia das Mães”  e  ”Dias dos Pais” – vejam só, pelo  ”Dia dos Cuidadores”.

3. Os ministérios da Saúde e da Educação estão empenhados em projeto de distribuição de camisinhas em escolas públicas de Ensino Médio. Até março/2014 foram disponibilizados 104 milhões de preservativos masculinos, visando população dos 15 aos 49 anos.

4. Nossas crianças estão cada vez mais indefesas dentro das próprias escolas. Estão invadindo as salas de aula com o objetivo de estimular crianças a partir de 9 e 10 anos a fazerem sexo, um livro sugerido pelo MEC a diretores e professores da rede pública e privada de ensino. Ele se chama “Aparelho Sexual & Cia, Um guia inusitado para crianças descoladas”, escrito pela autora francesa Hélène Bruller e editado no Brasil desde 2007 pela Companhia das Letras. Não ensina apenas como colocar um preservativo. Provocam interação com o tema.

 

 

EM RELAÇÃO AO PODERES ESTABELECIDOS SÃO TRÊS AS ALTERNATIVAS:

- OMISSÃO,

- DEMOCRACIA ou

- TEOCRACIA (que para o cristão, em uma democracia, implica em dar o controle a Deus).

porque “dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas” (Romanos 11:36)

 

- Democracia quer dizer “governo do povo pelo povo”. 
- A Igreja não se enquadra neste conceito.

- Ela não tem origem na vontade do povo

- Ela não vive (ou não deve viver) segundo ideal meramente humano.

- Ela só existe por iniciativa que não procede dela mesma, mas de Cristo. 
-  Ela é o corpo de Cristo. Cristo é a cabeça.

- A igreja é constituída de homens dirigidos pelo Esp. Santo. (Rm 8)

- Melhor que as igrejas lideradas por um homem (autocracria, totalitarismo, ...) o modelo bíblico é de uma teocracia, através da própria igreja, é o que igrejas “em que todos participam”, podem exercer

 

- O Reino é o governo soberano de Deus sobre todas as coisas - O Reino de Deus não se refere tanto a uma região ou local onde Deus reina, mas à sua autoridade soberana sobre “todas as coisas”, tanto no céu como na terra, visíveis e invisíveis; as coisas do presente e as coisas que hão de vir.

 

 

AÇÕES PRÁTICAS (ENVOLVIMENTO)

- No uso do Facebook, curtir, compartilhar, mandar comentários, etc.

- Acessar site, curtir, etc.

- Mandar fotos (individual, familiar, igreja, etc), vídeos de apoio, etc.

- Utilizar adesivos, testeiras, ...

- Estimular as coordenações

- Uso da cartilha de apoios

- Fazer contatos

- Promover reuniões.

 

 

No site www.paraservir.net leia

Artigo O CRENTE NÃO DEVE SER OMISSO

Artigo VOS SOIS O SAL DA TERRA E A LUZ DO MUNDO